Considerado por alguns estudiosos a continuação do livro de Jonas.
Autor: Muito pouco se conhece acerca dele. Seu nome significa “compassivo” ou
“cheio de consolação”.
Período: Anterior à queda de Nínive.
Tema principal: A destruição de Nínive.
Contexto histórico: Parece que os assírios, após o arrependimento produzido pela
pregação de Jonas, voltaram a cair em grande idolatria. Eles saquearam outras nações, e
sua capital foi comparada a uma caverna de leões cheia de presas, 2:11,12.
Propósito: Pronunciar vingança divina sobre a sanguinária cidade e consolar Judá com
promessas de libertação futura, 3:1; 1:13-15.
SINOPSE
I. Visão da majestade do invencível poder de Deus, que romperá o jugo dos assírios
e libertará Judá, cap. 1
II. Emocionante descrição do assédio de Nínive, cap. 2
III. Maldição contra a sanguinária cidade e predição de sua completa ruína, cap. 3
Nota: Alguns expositores consideram 2:4 uma alusão ao automóvel moderno, mas essa
interpretação é forçada.
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