DIGITE SUA BUSCA

DISCIPULADO - RESUMO


CLIQUE EM CADA TÓPICO PARA EXPANDIR O ESTUDO.
O documento declara que as escrituras além de inspiradas, tem autoridade infalível de  e conduta. II Timóteo 3:16  -  16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Nesse documento de Verdades Fundamentais Inegociáveis, declara Deus ter se revelado como eterno e existente em si próprio, "EU SOU"; Êxodo 3:14  -  14 - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Declara relação e associação entre o Deus, o PaiDeus Filho e Espírito Santo; criador do céu e da terra e o redentor da humanidade; João 14:16-26  -  16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;  26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Declara Deus revelado como Tri-Uno, com distinção no tangente à pessoa, entretanto não divisíveis em relação à divindade. João 15:26  -  26 - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

Na Declaração de Verdades produzido pelo Conselho Geral das Assembléias de Deus, Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, sem pecado, que operou milagres, sofreu o sacrifício vicário na cruz, ressuscitou corporalmente dentre os mortos, é exaltado à direita de Deus-Pai. Filipenses 2:6-11  -  6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;  8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.  9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;  10 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,  11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

O homem foi criado bom e justo, conforme semelhança do Deus Tri-Uno, contudo caiu por transgressão voluntária, recebendo sobre si a morte espiritual, que é a separação de Deus, e recebendo também a morte física como conseqüência da sua queda. Isaías 59:2-3  -  2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.  3 - Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.

A única maneira do homem alcançar a salvação é observada pelas seguintes condições, com privilégios e evidências, nas seguintes declarações no documento:
Através do sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, I João 1:7  -  7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Através do arrependimento para com Deus, Lucas 5:32  -  32 - Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
Pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, Atos 20:21   -  21 - Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Pela renovação do Espírito Santo. Tito 3:5  -  5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
O homem é justificados pela graça, através da fé, e se torna co-herdeiro com Cristo Jesus, o Filho de Deus. Romanos 8:17  -  17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
A evidência interior da salvação é o testemunho direto do Espírito Santo, e as provas exteriores, para os olhos de todos os homens, é uma vida de verdadeira justiça e santidade.

Aos que se arrependerem e crerem em Jesus Cristo, a ordenança do batismo por imersão, declarando ao mundo que morreram com Cristo, e devendo andar em nova vida. Romanos 6:3-4  -  3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?  4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Ceia do Senhor, composto pelos elementos - pão e do fruto da videira, por memória do sofrimento e morte de Jesus por crucificação, e proclamação de sua segunda vinda.
I Corintios 11:24-25  -  24 - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.  25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Foi uma experiência normal na igreja cristã primitiva. Atos 11:16  -  16 - E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
Os crentes de hoje, devem ardentemente buscar o batismo no Espírito Santo e com fogo, conforme mandamento do Senhor Jesus Cristo, vindo sobre o membro o revestimento de poder no serviço e trabalho do ministério. Lucas 24:49   -  49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
O batismo no Espírito Santo é posterior à experiência do novo nascimento, e é uma experiência distinta.
As experiências que acompanharão o batismo no Espírito Santo são:
Transbordante plenitude do Espírito, Efésios 3:19  -  19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Profunda reverência a Deus, Hebreus 12:28  -  28 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
Uma intensa consagração a Deus, Hebreus 10:20  -  20 - Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
Amor mais ativo por Cristo, pela Sua Palavra, e dedicação ao seu trabalho pelos perdidos. Romanos 12:6-8  -  6 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;  7 - Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;  8 - Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

O falar em outras línguas como ao Espírito de Deus aprouver, Atos 2:4  -  4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
falar em línguas tem a mesma essência do dom das línguas, mas é diferente em propósito e uso. I Corintios 14:2-4  -  2 - Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.  4 - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

Consiste no ato de separação.
Quem procura santificação deve se apartar do que é mau, e se dedicar a Deus.
Sem santidade, ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14  -  14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de obedecer a ordem: "Sede santos, porque eu sou santo". I Pedro 1:15-16  -  15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;  16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
A santificação é realizada através da identificação com Cristo na sua paixão, pela fé diária na unidade, e oferecimento diário ao domínio do Espírito Santo sobre si.

A Igreja é o Corpo de Cristo,
A Igreja é a habitação de Deus através do Espírito.
Cada crente, nascido do Espírito é uma parte integrante da Assembléia Geral e da Igreja do Primogênito, que estão escritos nos céus.
Propósito da Igreja é salvar o perdido.
Construir um corpo de crentes à imagem de Seu Filho.
Evangelizar o mundo.
Adorar a Deus em congregação.
Ser um canal dos propósitos de Deus.
Demonstrar amor e compaixão de Deus para todo o mundo.
Dar prioridade permanente a evangelização com acompanhamento de sinais sobrenaturais.
Cuidar dos pobres e necessitados do mundo.

Com o propósito quádruplo de liderar a Igreja em:
Evangelização do mundo.
Adoração a Deus.
Construção de um corpo de santos sendo aperfeiçoados à imagem de Seu Filho.
Reunião com os ministérios necessidade humana de amor e compaixão.

As Verdade Fundamentais declaram a cura divina como parte integrante do evangelho, e declara como a libertação da doença estando prevista na expiação por Cristo na cruz, e declara como sendo privilégio de todos os crentes. Isaías 53:4  -  4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Consiste na declaração da esperança de que aqueles que dormiram em Cristo, ressuscitarão e trasladarão aos céus, juntamente com aqueles que estiverem vivos, na vinda do Senhor.
 I Tessalonicenses 4:15-17  -  15 - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  17 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Essa declaração é a iminente e bendita esperança da igreja, a vinda de Jesus Cristo.

A segunda vinda de Cristo inclui o arrebatamento dos santos, que é a bendita esperança. Será seguida pelo retorno visível de Cristo com seus santos para reinar na terra por mil anos. Apocalipse 20:4  -  4 - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Este reino milenar trará a salvação de Israel nacional, e o estabelecimento da paz universal.

Haverá um julgamento dos ímpios mortos que serão ressuscitados. Aquele que não for achado inscrito no Livro da Vida, juntamente com o diabo e seus anjos, a besta e o falso profeta, serão lançado no castigo eterno, no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.  Apocalipse 20:14-15  -  14 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.  12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.  15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

"Nós, de acordo com Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra onde habita a justiça". II Pedro 3:13
13 - Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário