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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

OS 9 TIPOS DE JEJUM


Texto: Isaías 58: 1 a 12

O Dr. Elmer Towns observou que o texto de Isaías, antes de ser um chamado ao evangelho social, é uma descrição dos resultados extraordinários que podem acontecer quando nos submetemos á disciplina do jejum.

É importante aprender nessa passagem os tipos de jejuns que não agradam a Deus bem como compreender os tipos que  ele escolhe. O povo estava jejuando, mas sem obter resultados e o motivo é que eles ignoravam o modo de jejuar que poderia mudar a vida deles.

Não devemos interpretar os primeiros versículos como um chamado ao evangelho social no sentido de negar a adoração a Deus. O Senhor não estava pedindo que eles parassem de jejuar, mas que fizessem do jejum mais do que um mero ritual religioso.
Os versos 6 a 8 nos mostram 9 tipos de jejuns que podemos encontrar na palavra de Deus.

  1. Jejum para soltar as ligaduras da impiedade
  2. Jejum para desfazer as ataduras da servidão
  3. Jejum para libertação dos oprimidos
  4. Jejum para despedaçar o jugo
  5. Jejum para repartir o pão com o faminto e abrigar o pobre desamparado
  6. Jejum para romper a luz
  7. Jejum para a cura
  8. Jejum pela justiça de Deus
  9. Jejum pela glória de Deus

Para exemplificar e esclarecer a importância dessas nove razões para jejuar, escolhi nove personagens bíblicos cuja vida ilustra cada um dos aspectos mencionados em Isaías.

1. O jejum do discípulo
Objetivo: “Soltar as ligaduras da impiedade” Is. 58:6
Buscar libertação da escravidão do pecado e do diabo para si mesmo ou para outros.
Texto: Mt. 17:21
Existem certas castas de demônios que só saem pela oração acompanhada de jejum. Os discípulos não jejuavam por isso não puderam libertar o garoto – daí o título “jejum do discípulo”.

Atitudes:
Ø      Renuncie a todo controle falso do inimigo
Ø      Reconheça o auto-engano. Nos enganamos quando não chamamos o pecado de pecado.
Ø      Perdoe para vencer a amargura. O ressentimento é um tipo de prisão.
Ø      Submeta-se à autoridade de Deus e da igreja.A autoridade pode quebrar ligaduras.
Ø      Assuma a responsabilidades pessoais. Precisamos mudar a nossa maneira de  confessar os pecados . Em vez de dizer eu confesso, deveríamos dizer: eu me responsabilizo por esse pecado e reconheço que ele é passível da disciplina de Deus. Não culpe os outros e nem o diabo.
Ø      Livre-se de influências pecaminosas. Se o teu olho te faz pecar, arranque-o. Se a internet te faz pecar, arranque-a. Se certo amigo te faz pecar, arranque-o. Etc.

2. Jejum de Esdras
Objetivo: “Desfazer as ataduras da servidão” Is. 58:6
Resolver problemas, invocar a ajuda do espírito Santo para avaliar pesos e superar barreiras que nos impedem de caminhar com alegria diante do senhor.
Texto: Ed. 8:23
O Senhor já havia liberado a bênção de voltar para a terra de Israel, mas havia inimigos no caminho que tentavam bloquear a benção. No mesmo princípio, já temos a benção do Senhor mas ás vezes precisamos romper com pesos e resolver problemas.
Esdras tinha que fazer uma viagem levando 3,5 toneladas de ouro, 2,6 toneladas de prata. Imagine você  no lugar dele. Será que também faria um jejum?

Atitudes:
Ø      Escolha os que se comprometerão em jejuar com você.Esdras convocou todo o povo que estava com ele para jejuar.
Ø      Compartilhe o problema para ser ajudado.Esdras disse claramente que o jejum era para terem uma viagem feliz e segura.
Ø      Jejue com seriedade. Jejum não é apenas se abster de alimentos, implica em afligir a alma com oração e intercessão com agonia. Esdras os convidou para se humilharem.
Ø      Jejue antes de tentar uma solução. Observe que Esdras não jejuou durante a viagem, mas antes.
Ø      Jejue no lugar ou com algo que simbolize o problema.Esdras não fez um retiro, mas foi para o lugar do desafio.
Ø      Jejue esperando orientação. Depois de jejuar Esdras tinha a solução. O ouro foi pesado na saída e na chegada. A oferta foi distribuída entre 12 homens para que vindo o ladrão não levasse todo o tesouro. Por fim ele escolheu o caminho certo sob a direção de Deus.

3. O jejum de Samuel
Objetivo: “Para por em liberdade os oprimidos” Is. 58:6
Para ganhar almas, para se identificar com pessoas escravizadas, para orar e ser usado por Deus  para tirar as pessoas do reino das trevas e traze-las para o reino de Deus. É o jejum por avivamento.
Texto: I Sm. 7:6
Samuel jejuou para que Israel fosse liberto do pecado.

Atitude:
Ø      Convoque a célula para reunir e jejuar (v. 5-6)
Ø      Demonstre arrependimento genuíno (v. 3 e 6)
Ø      Afaste-se do pecado secreto. Não devemos nos contentar com os pecados que conhecemos, devemos pedir luz a Deus e pedir que ele nos sonde. Confessar pecado conhecido restaura comunhão, mas reconhecer o pecado secreto traz avivamento.
Ø      Faça a confissão de pecado pelo grupo. Daniel confessou o pecado pela nação (Dn. 9). Podemos confessar o pecado por aqueles por quem estamos orando.
Ø      Espere a liberação de uma palavra de Deus. Nos dias de Samuel as palavras eram raras (I Sm 3:1), mas depois desse jejum veio a palavra de Deus.
Ø      Faça do seu jejum um símbolo de sua atitude.Mude a sua roupa, raspe a sua cabeça, faça um retiro, etc.

4. O jejum de Elias
Objetivo: “Despedaçar todo jugo” Is. 58:6
Superar problemas emocionais ou mentais que controlam nossas vidas e devolver o controle ao Espírito do Senhor. Há pessoas que vivem debaixo de opressão, outras oscilam o tempo todo o estado de espírito, algumas são descontentes e ainda outras vivem debaixo de depressão.
Texto: I Rs. 19: 4 e 8
Embora não se diga que era um jejum, Elias deliberadamente ficou sem se alimentar quando fugia de Jezabel. Depois desse jejum Elias foi ministrado no monte do Senhor.

Atitudes:
Ø      Prepare-se física e emocionalmente. Elias se preparou para um jejum prolongado dormindo e comendo (v. 5-8). Todo jejum exige uma preparação.
Ø      Reconheça  seus limites. Reconheça que você não consegue a força do hábito sozinho. Permite que os o ajudem a mudar  suas atitudes e disposições mentais.
Ø      Vá para um lugar onde você possa encontrar-se com Deus. Elias queria encontrar-se com Deus em Horebe (v. 8).
Ø      Jejue para ouvir a palavra do Senhor. Elias jejuou para ouvir a voz de Deus (v. 9).
Ø      Deixe que a Palavra de Deus revele sua fraqueza.Assim como perguntou para Adão “onde estás?”, Deus perguntou para Elias “que fazes aqui?”. As perguntas de Deus são uma oportunidade para entrarmos em contato conosco mesmos.
Ø      Confesse sua fraqueza diante de Deus. Elias se sentia fracassado na sua missão (v. 10).
Ø      Não espere sempre manifestações extraordinárias de Deus. Observe que Deus falou com Elias no vento suave (v. 11 a 13).
Ø      Veja a palavra de Deus de maneira positiva.Elias se sentia fracassada em levar a nação de volta para Deus, mas Deus mostrou que ele não era o único, havia mais sete mil. Deus ainda lhe deu uma missão (v. 15 e 16).

5. O jejum da viúva
Objetivo: “Repartir o pão com o faminto e abrigar o pobre desamparado” Is. 58:7
Suprir as necessidades básicas das pessoas que estão ao nosso derredor.
Texto: I Rs. 17: 13-16
Deus enviou o profeta Elias a uma viúva pobre que estava prestes a morrer de fome. Mas Elias em vez de dar-lhe comida, pediu o que ela tinha para ele mesmo. Quando a viúva resolveu dar ao profeta a última comida que lhe restava, ficando ela mesma de jejum, o Senhor fez o milagre da multiplicação.

Atitudes:
Ø      Volte-se apara o seu próximo.
Ø      Reconheça as próprias bênçãos
Ø      Separe uma parte do seu próprio suprimento para suprir outros.
Ø      Jejue e ore para receber orientação de Deus.
Ø      Ore por aqueles a quem você ajuda.
Ø      Identifique-se com o sofrimento dos outros.

6. O jejum de Paulo
Objetivo: “Romper a luz como a alvorada” Is. 58:8
Quando temos que tomar decisões cruciais, precisamos permitir que aluz de Deus venha trazer discernimento e uma perspectiva esclarecedora.
Texto: At. 9:9
Depois de encontrar com o Senhor no caminho de Damasco e ficar cego, Paulo começou a jejuar e no final desse jejum Ananias foi enviado a ele para que voltasse a ver e fosse batizado.

Atitudes:
Ø      Separe tempo para ouvir o Senhor. Se precisamos tomar decisões cruciais em nossa vida precisamos separar tempo para jejuar.
Ø      Faça uma auto-avaliação honesta. Quando Deus quer que avaliemos nossa vida ele nos faz perguntas. Paulo tinha uma pergunta na cabeça: “Saulo, Saulo porque me persegues?”. Esta pergunta colocou  Paulo em cheque. Ele queria agradar a Deus, mas estava errado.
Ø      Deixe de lado o seu esforço e renda-se a Deus. Tempo de jejum não é tempo de empreendimento. Paulo parou e esperou em Deus.
Ø      Procure um lugar apropriado para orar.
Ø      Aplique-se à oração. No verso 11 se diz que ele estava orando.
Ø      Obedeça o que você ouviu de Deus. Em 26: 19 Paulo diz que não foi desobediente a visão celestial.

7. O jejum de Daniel
Objetivo: “Atua cura brotará sem detença” Is. 58:8
Para conseguir uma vida mais saudável ou receber cura para alguma enfermidade.
Texto: Dn. 1:8
Para honrar a Deus, Daniel se absteve de alimentos pagãos e manjares do rei. No final o resultado foi que ele estava mais saudável que os demais da corte do rei.

Atitudes:
Ø      Tenha um compromisso espiritual no seu jejum.Daniel queria honrar a Deus não comendo coisa imunda (1:8). Não faça do seu jejum apenas uma dieta.
Ø      Faça do seu jejum um tempo de disciplina.Durante 10 dias Daniel se disciplinou (1:12).
Ø      Ore para compreender onde há pecado na sua dieta alimentar.A comida de Babilônia era imprópria para um judeu, mas hoje há comidas que são impróprias para o templo do Espírito.
Ø      Faça do seu jejum uma declaração de fé.O jejum de Daniel foi um ato de fé porque ele pediu para ser comparado com outros jovens no final (v. 13-15).
Ø      Entenda que o próprio jejum é um meio legítimo de ter saúde física.

8. O jejum de João Batista
Objetivo: “A tua justiça irá adiante de ti” Is. 58:8
Que o nosso testemunho e influência do sal do Senhor em nossas vidas sejam alcançados diante das pessoas.
Texto: Lc. 1:15
João Batista tinha um jejum como estilo de vida pois era nazireu, não bebia nada que viesse da uva. Isso o caracterizava como alguém separado pelo Senhor para uma missão especial.

Atitudes:
Ø      Faça do seu jejum uma proclamação de sua separação para Deus.
Ø      Decida ser alguém que possui uma vida devotada a Deus.
Ø      Trabalhe com a possibilidade de fazer do jejum um estilo de vida.
Ø      Registre por escrito o testemunho que você desejar obter. O alvo do jejum de João Batista é tornar-se uma luz resplandecendo nas trevas.
Ø      Submeta seu estilo de vida a Jesus.

9. O jejum de Ester
Objetivo: Que “a glória do Senhor” esteja sobre nós. Is. 58:8
O jejum de Ester não foi para poupar  a própria vida, mas para que a glória do Senhor se manifestasse livrando seu povo.
Atitudes:
Ø      Reconheça o inimigo como a origem do perigo.O jejum de Ester é por um livramento extraordinário de Deus, que traga glória ao seu nome
Ø      Entenda a natureza da batalha espiritual.
Ø      Reconheça o poder de Deus para guarda-lo.
Ø      Jejue para vencer a cegueira espiritual.Muitas vezes não percebemos as armadilhas do maligno ao nosso derredor. Precisamos de luz de Deus.
Ø      Entenda que o jejum é apenas parte do processo.A batalha continua indo até quem tem autoridade para resolver ou buscando todos os meios possíveis.
Ø      Jejum para batalha são mais efetivos se feitos em grupo. Ester pediu para que todo o povo jejuasse (Et. 4:16).

Lidando com o pecado Saul e Davi: um estudo de caso




  
Todos pecaram (Romanos 3:23). A única diferença é como as pessoas respondem aos seus próprios pecados. Saul e Davi foram os dois primeiros reis de Israel. Ambos eram homens humildes e fiéis quando foram escolhidos. Ambos reinaram bem, no princípio. Ambos pecaram. A diferença entre Saul e Davi era suas reações quando confrontados com seus pecados.
Saul
Devido a exigência do povo, o Senhor selecionou um rei para Israel (1 Samuel 8). Ele escolheu Saul, um homem belo de uma família militar. Saul, que estava procurando as jumentas extraviadas de seu pai quando Samuel o ungiu, ficou perplexo (1 Samuel 9). Sua timidez fê-lo esconder-se quando sua escolha foi anunciada publicamente (1 Samuel 10:21-22). Ele certamente não estava procurando glória pessoal.
Saul reinou bem, no princípio, mas gradualmente sua autoconfiança cresceu e sua confiança no Senhor diminuiu. Em 1 Samuel 15 o Senhor ordenou que Saul e seu exército conquistassem os amalequitas, uma nação que tinha atacado erradamente Israel séculos antes (veja Êxodo 17). Deus ordenou que os amalequitas fossem exterminados; nada deveria ser poupado. Em vez disso, Saul poupou o rei e os melhores animais. Agindo assim, ele pecou.
Deus disse a Samuel que fosse falar com Saul, que estava erigindo um monumento a si mesmo (1 Samuel 15:10-12). Quando Samuel se aproximou, Saul abriu a boca: “Bendito sejas tu do SENHOR; executei as palavras do SENHOR” (15:13). Ele parecia muito ansioso para assegurar a Samuel de que a ordem tinha sido cumprida. Samuel respondeu perguntando pelo som de bois mugindo e ovelhas balindo. Este era o ponto crítico. O que faria Saul quando confrontado com seu pecado? Saul defendeu-se (15:15). Ele explicou que era o povo que tinha poupado os animais. Ele raciocinou que isso era por uma boa causa: sacrificar ao Senhor. Desde Adão até agora, os pecadores têm tentado afastar a culpa e dar desculpas pela sua desobediência. É duro aceitar a responsabilidade pelos próprios atos.
Samuel repreendeu Saul, contrastando sua primitiva humildade com a vontade própria e o orgulho que ele, então, estava demonstrando (15:16-18). Essa dura reprovação penetraria as defesas de Saul e faria com que ele se humilhasse e se arrependesse? Não, Saul endureceu seu coração. Ele reiterou suas desculpas, alegando que tinha de fato obedecido ao Senhor. Ele insistiu que não era sua culpa, uma vez que o povo é que tinha poupado os animais e que tudo, afinal, era para sacrificar. A consciência de Saul era impenetrável. Mais tarde Saul recitaria a palavra “Pequei”, mas somente porque ele queria que Samuel voltasse e o honrasse diante do povo, não porque estivesse arrependido de fato.
Como resultado do coração impenitente de Saul (note Romanos 2:5), Deus afastou Seu espírito de Saul, e um espírito mau entrou nele. Dai em diante, a vida de Saul foi torturada e arruinada pela culpa. Ele se tornou paranóico, suspeitando de seu genro, Davi, e tramando matá-lo (veja Samuel 20:30-33). Ele assassinou 85 sacerdotes de Deus (1 Samuel 22) e resolveu consultar uma feiticeira (1 Samuel 28). Finalmente, ele se suicidou (1 Samuel 31). Saul demonstra o que acontece a uma pessoa que se recusa a confessar e arrepender-se do pecado. A culpa leva à insanidade.
Davi
Como Saul, Davi era humilde e justo quando foi escolhido para ser rei. Ele se tornou um governante popular e capaz, abençoado com vitórias militares e prosperidade. Infelizmente, o pecado entrou. Davi viu Bate-Seba, a mulher de um vizinho, enquanto ela se banhava. Inflamado pela cobiça, Davi indagou a respeito dela e soube que era a esposa de um dos seus mais condecorados soldados. Ele convidou-a ao palácio e cometeram adultério. Depois ela voltou para casa.
Cedo ou tarde, o Senhor confronta-nos com nossos pecados. Bate-Seba engravidou e mandou avisar Davi que ele era o pai. Em vez de admitir seu pecado, Davi chamou o esposo dela, Urias, da batalha e lhe disse que fosse para casa. Davi queria fazer com que a criança parecesse legítima. Por respeito aos seus camaradas, Urias se recusou a passar a noite com sua esposa. Frustrado, Davi enviou um recado, pela própria mão de Urias, para o comandante do exército, Joabe, para metê-lo na frente da batalha e, então, retirar-se dele. Deste modo, Urias foi assassinado e Davi tomou Bate-Seba como sua esposa.
A melhor coisa a fazer quando pecamos é admitir e nos arrepender. Davi não o fez. Em vez disso, ele tentou encobrir seu pecado e fazer com que parecesse que nada de errado tivesse acontecido. Assim, o Senhor tomou medidas mais fortes para levar Davi ao arrependimento. O profeta Natã foi a Davi e o condenou por seu pecado. Ele advertiu a Davi que ele tinha cometido tanto adultério como assassinato e que o Senhor o puniria severamente: (1) a criança morreria; (2) a espada nunca se afastaria de sua família; (3) as suas próprias concubinas seriam violadas à vista de todos.
Até este ponto, Saul e Davi eram iguais. Ambos pecaram. Um profeta foi enviado a cada um deles para condená-los pelo seu pecado. Ambos os profetas (Samuel e Natã) anunciaram o julgamento contra eles. É aqui que a diferença entre os dois homens pode ser vista. Saul tentou desculpar-se e afastar a culpa. Davi disse:“Pequei contra o Senhor… contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos…” (2 Samuel 12:13; Salmos 51:4). Ele implorou perdão e restauração de sua relação com o Senhor (veja Salmo 51). Portanto, Deus perdoou a Davi (2 Samuel 12:13). 
Que diferença o arrependimento faz! A vida posterior de Saul foi atormentada pela culpa, levando-o a paranóia, ciúmes e depressão. Seu reinado, começado tão esperançoso, terminou em suicídio. Davi, por outro lado, ainda que enfrentasse terríveis conseqüências de seu pecado (morte da criança, discórdia na família, estupro de suas concubinas), foi purificado de sua culpa e não foi atormentado pelos distúrbios mentais como Saul. Ainda que mortificado pelo horror de seu pecado, ele continuou a ter amizade com Deus e a servi-lo fielmente.
Aplicação para nós
O Salmo 32 registra as meditações de Davi com respeito a seu pecado:
Versículos 1-2: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.” Davi regozijava-se com seu perdão, e sentiu aliviado por ter sido limpo. Contudo, o perdão não é automático. Ele chega àquele em cujo espírito não há engano: àquele cujo arrependimento é honesto, sincero e real.
Versículos 3-4: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.” Davi se lembrava da agonia do pecado não confessado. Sua consciência não tinha descanso. Ele se sentia esvaziado, exausto. Ainda que confessar o pecado seja duro, uma recusa desavergonhada a aceitar a responsabilidade por ele é ainda mais forte com o passar do tempo. A culpa tortura.
Versículo 5: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.” Perdão! Alívio! Paz! Quando Davi confessou foi como se a pressão da água atrás de uma represa fosse aliviada pela abertura de uma comporta.
Versículo 7: “Tu és meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.” Você vê o que a confissão e o perdão podem fazer? Admiravelmente, essa é a mesma pessoa descrita nos versículos 3-4. Ver a alegria do perdão deverá motivar-nos ao arrependimento e confissão dos nossos pecados ainda que seja difícil.
Versículos 8-9: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.” Davi contrasta o homem que responde ao simples olhar do Senhor com o homem parecido com a mula! Esse precisa de freio e rédea para fazer com que obedeça. Talvez ele estivesse pensando como teria sido melhor se ele tivesse se arrependido e confessado o seu pecado imediatamente, em vez de esperar até que Natã tivesse que lhe “bater” na cabeça. Algumas crianças são bastante sensíveis e, sendo assim, um olhar duro as corrige na hora, enquanto outras exigem diversas boas surras. Estaremos muito melhor sendo sensíveis à mais leve indicação da desaprovação do Senhor em vez de precisar de castigo severo para nos corrigir.
E quanto a nossos pecados? A diferença entre aqueles que seguem o Senhor e aqueles que não seguem, não está em seus pecados todos pecam. A diferença está no que eles fazem após pecarem. O que acontece quando alguém aponta o pecado em nossa vida ou quando lemos na Bíblia que o que estamos fazendo é errado? Agimos como Saul: afastando a culpa, dando desculpas, tentando defender-nos? Agimos como Davi: admitindo humildemente nossos pecados e nos arrependendo quando a repreensão de um irmão nos força a enfrentá-los? Ou melhor ainda: desenvolveremos sensibilidade ao Senhor e a sua palavra de modo que vejamos nossos próprios pecados e imediatamente venhamos a confessá-los, nos arrepender e pedir o perdão ao Senhor?
Todos pecam. A diferença entre os homens está em como eles respondem aos seus pecados.
-por Gary Fisher

JEREMIAS 18 - O BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO



Jeremias 18:1 a 6
1. Apalavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
2. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Presbítero Antônio Almeida - Jeremias 18:1-6




INTRODUÇÃO
Este é umas das mensagens mais lindas que Jeová traz a um de seus profetas para que fosse levada para todos os povos. E olhando para ela vejo a preocupação de Deus como a pessoa do homem que nada mais é do que o barro, pois a "primori" devemos entender que existem três tipos de linguagem que devemos dominar para termos uma maior concepção intelectual das mensagens contidas na bíbliasagrada, e são elas a linguagem literária, linguagem figurativa e linguagem.
Nesta mensagem veremos como se nasce um verdadeiro vaso, pois ninguém pode negar que também há somente um oleiro que tem o domínio da verdadeira técnica para se fazer um vaso, mas não um vaso qualquer, e sim um vaso resistente que suporte as intempéries da vida.
Diante dessas palavras gostaria que você abrisse o seu coração e se deixasse ler tocado pelo oleiro, pois só Ele pode fazer de você uma nova pessoa.
Mas para que se nasça um verdadeiro vaso novo há de se levar em considerações os quatro passos tomados pelo oleiro que sabemos ser Ele, Jeová, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.
1º PASSO
A SEPARAÇÃO DO BARRO
Talvez você não saiba, mas existem cerca de duzentos tipos de barro existentes na natureza. Tipos diferentes de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos liga, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir a te o local onde se encontra o barro, e barro não se compra no supermercado, ou na farmácia, e muito menos em um mercadinho a beira da estrada. Barro se encontra no lamaçal, no meio do mato longe da cidade, longe do convívio da sociedade, o local é bem dentro do lodo. Se você pensar um pouco verá que o barro tem um cheiro muito forte, e não é um cheiro perfumado, ou que se diga, que cheiro bom, mas só o oleiro tem a capacidade para ver em um monte de barro, no meio do lodo.
E lá vai o oleiro, seu nome JEOVÁ, saiu a procurar um barro para que se faça um bom vaso e no fundo do lodo viu sem cor e sem cheiro um monte de barro feio e mal cheiroso, era eu e você, então o oleiro enfiou a sua mão e retirou o barro.
Não importa de que lamaçal você veio o importante é que o Senhor Jeová te separou e olhando para você como os olhos de um oleiro, viram algo no fundo de seu coração que o atraiu e lhe fez retirar um monte de lama do lodo começar a imaginar que lindo vaso você daria. Alegre o seu coração e jubile de emoção, pois Ele te escolheu. Não aceite palavras que os outros tentam te intitular, você é escolhido de Deus, e isso ninguém pode negar, pois todo vaso só chega a vaso se for barro.
2º PASSO
O AMASSAMENTO DO BARRO
Bem, após separar o barro da lama e ter imaginado que lindo vaso ele daria, então o oleiro fará que o barro passe por alguns processos indispensáveis, ou se não for assim o barro nunca chegará a ser um bom vaso e a história de que vaso ruim não quebra é pura mentira do diabo, quem não quebra é vaso bom.
Bom, agora que o oleiro tem o barro, ele começa o processo, e o primeiro processo é o amassamento do barro, mas por que o barro deve ser amassado pelo oleiro? Eu te explico. Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento.
É por isso que vejo muitas pessoas caírem na sarjeta. É por não deixarem o oleiro lhes amassarem e retirar toda a sujeira, pois o processo do amassamento dói, não é fácil, mas é necessário, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, lascívias, vícios, pois estas coisas não podem ter em um vaso mesmo.
Deixe Jeová te colocar as mãos e então verá que sua vida ainda tem coisas que devem ser retiradas para que você possa ter comunhão com o oleiro, e assim o próprio oleiro depositará em você a confiança de que realmente você dará um bom vaso.
3º PASSO
O MOLDE DO BARRO
Depois de separar o barro, o tirando do lodo sujo e fedorento, e após o processo do amassamento limpando o barro das coisas ruins, o oleiro começa a moldar o barro. Então o oleiro o coloca na roda e começa a girar a roda, e com as suas mãos ele vai apertando e moldando, apertando e moldando, e o barro vai começando a ter forma.
Este também é um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, no começo ficamos confusos, tudo gira, e algumas dúvidas começam a surgir, mas ninguém disse que ser crente era fácil!
Primeiro o oleiro começa de dentro para fora, e com as suas mãos vai nos dando forma por dentro,a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, é por isso que ele via de dentro para fora, apertando e apertando, assim o resto de deformidades vão indo embora, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora e depois desse também doloroso processo o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro agora o vaso está quase pronto. As vezes achamos que estamos pronto mas a´o oleiro nos lembra do último processo.
4º PASSO
A FORNALHA DE FOGO
Chegamos ao último processo, esse processo é fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, então leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que já estava acesa e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte e quatro horas.
Isso não é magnífico. Sei que parece ser desnecessário, mas o fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha também fecham o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é o que chamamos de "quilate".
O fogo que precisamos passar não é a provação, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bíblia diz que quando os três jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, então não tenha medo.
Mas o fogo que devemos nos deixar sermos levado pelo oleiro é o fogo do Espírito Santo, este é o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor é fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro não se passa ou se acaba, é duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.
Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele vê que o vaso está resistente e já não tem mais aquele mau cheiro, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente é um vaso novo. Assim se nasce um vaso.
CONCLUSÃO
Muitos queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos púlpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas não queremos passar pelos processos que nos levarão a ser alguém preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, você nunca estará apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro.
Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e verás como é maravilhosa a vida de um vaso que servirá para honra, e não pra desonra. Talvez agora possamos entender por que muitos caem durante a vida.

DICIONARIO BÍBLICO - G


G
1562 - GAÁS, monte na região montanhosa de Efraim: Js 24:30; Jz 2:9; 2Sm 23:30.
1563 - GABRIEL, mensageiro angelical: Dn 8:16; 9:21; Lc 1:19,26.
1564 - GADARENOS ou GERASENOS, povo que viveu ao este do mar da Galiléia:
Mt 8:28; Mc 5:1; Lc 8:26.
1565 - GADE
1. Filho de Jacó: Gn 30:11; 35:26; 49:19; Êx 1:4; Nm 26:15; 1Cr 5:11.
Ver tb: Gn 46:16, Nm 1:14, Nm 1:23, Nm 2:14, Nm 10:20, Nm 13:15, Nm 32:1, Nm
32:25, Nm 32:33, Nm 34:14, Dt 3:12, Dt 33:20, Js 13:8, Js 13:24, Js 21:7, Js 21:38, Js
22:9, 1Cr 6:63, Ez 48:28, Ap 7:5
1566 - 2. Profeta de Davi: 1Sm 22:5; 2Sm 24:11; 1Cr 29:29; 2Cr 29:25.
Ver tb: Ez 48:34
1567 - GAFANHOTO DEVORADOR (locusta): Jl 1:4; 2:25; Na 3:15.
1568 - GAIO, companheiro de Paulo: At 19:29; 20:4; Rm 16:23; 1Co 1:14; 3Jo 1.
1569 - GALÁCIA, província da Ásia Menor: At 16:6; 18:23; 1Co 16:1; 1Pe 1:1.
Ver tb: Gl 1:2
1570 - GALILÉIA, província: Js 20:7; 1Rs 9:11; Is 9:1; Mt 2:22; 21:11; 26:32; Lc
4:14; - 23:6; Jo 7:41; 12:21; At 1:11; 9:31.
Ver tb: Mt 2:22, Mt 4:12, Mt 4:25, Mt 17:22, Mt 19:1, Mt 27:55, Mt 28:7, Mc 1:28, Mc
16:7, Lc 2:4, Lc 2:39, Lc 3:1, Lc 5:17, Lc 8:26, Lc 17:11, Jo 4:3, Jo 4:43, Jo 4:54, Jo
7:1, Jo 7:9
1571 - GALILEUS, habitantes da Galiléia: Mc 14:70; Lc 13:1; 23:6; Jo 4:45; At 2:7.
Ver tb: Lc 22:58, At 1:11
1572 - GALINHA: Mt 23:37; Lc 13:34.
1573 - GALO: Mt 26:34,74.
Ver tb: Mc 14:68, Lc 22:60, Jo 13:38
1574 - GAMALIEL, célebre doutor da lei entre os judeus: At 5:34; 22:3.
Ver tb: Lc 11:50
1575 - GARFOS, usados pelos levitas e sacerdotes: Êx 27:3; 38:3; Nm 4:14.
Ver tb: 1Sm 2:13, 2Cr 4:16
1576 - GATE, cidade: 1Sm 5:8; 6:17; 21:10; 27:2; 2Sm 1:20; 15:18; 21:22; 2Rs 12:17;
1Cr 18:1; 2Cr 26:6.
Ver tb: Js 11:22, 1Sm 7:14, 1Sm 17:52, 1Rs 2:39, 1Cr 7:21, Am 6:2, Mq 1:10
1577 - GAZA, cidade dos filisteus: Gn 10:19; Dt 2:23; Js 15:47; Jz 16:1,21; 1Rs 4:24.
Ver tb: Js 11:22, Jz 1:18, Jz 6:4, 1Sm 6:17, 2Rs 18:8, Jr 47:1, Jr 47:5, Am 1:6, Sf 2:4,
Zc 9:5, At 8:26
1578 - GEAZI, servo de Eliseu: 2Rs 4:12,31; 5:20; 8:4.
Ver tb: 2Rs 4:12
1579 - GEDALIAS, governador judeu de Mispá: 2Rs 25:22; Jr 39:14; 40:8; 41:1.
Ver tb: Jr 41:18, Jr 43:6
1580 - GELO: Jó 6:16; 38:29; Sl 147:17.
Ver tb: Jó 37:10
1581 - GÊMEOS: Gn 25:24; 38:27.
1582 - GENEALOGIAS DE CRISTO: Mt 1:1-17; Lc 3:23-38.
De Davi: 1Cr 3:1-24.
Ver tb: Mt 1:1
1583 - GERA, vigésima parte de um siclo: Êx 30:13; Lv 27:25.
V. Dinheiro romano, 1159.
1584 - GERAÇÃO MÁ: Dt 32:5; Pv 30:12; Mt 3:7; 12:39,45; Lc 9:41; At 2:40.
V. Perversos, 2080.
Ver tb: Dt 1:35, Dt 2:14, Dt 32:20, 1Sm 8:9, Sl 78:8, Sl 95:10, Jr 7:29, Os 2:4, Mt
11:16, Mt 12:34, Mt 16:4, Mc 8:12, Mc 8:38, Lc 3:7, Lc 7:31, Lc 11:29, Lc 17:25, Fp
2:15, Hb 3:10
1585 - GERAR, cidade ao sul de Gaza: Gn 10:19; 20:1; 26:6.
Ver tb: 2Cr 14:13
1586 - GÉRSON, filho de Levi: Gn 46:11; Êx 6:16; Nm 3:17; 1Cr 6:1.
Ver tb: Nm 4:28, Nm 26:57, Js 21:6, 1Cr 6:17, 1Cr 15:7, 1Cr 23:6
1587 - GERSONITAS, descendentes de Gérson: Nm 3:25; 4:24,38; 7:7.
Ver tb: Nm 10:17, Js 21:33, 1Cr 6:62, 1Cr 6:71, 1Cr 23:7, 2Cr 29:12
1588 - GESUR, em Basã: Dt 3:14; Js 13:2; 1Sm 27:8; 2Sm 3:3; 13:37; 15:8.
Ver tb: 2Sm 14:23, 1Cr 3:2
1589 - GETSÊMANI, jardim próximo de Jerusalém: Mt 26:36; Mc 14:32; Lc 22:39;
Jo 18:1.
1590 - GIBEÁ, cidade de Benjamim: Jz 19:12; 20:13; 1Sm 10:26; Is 10:29.
Ver tb: Jz 20:4, Jz 20:19, Jz 20:31, Jz 20:43, 1Sm 11:4, 1Sm 13:15, 1Sm 14:2, 1Sm
22:6, 1Sm 23:19, 1Sm 26:1, 2Sm 21:6, 2Sm 23:29, 1Cr 11:31, Os 5:8, Os 9:9, Os 10:9
1591 - GIBEOM, cidade dos heveus: Js 9:3; 10:12; 18:25; 21:17; 1Rs 3:4; 1Cr 14:16;
Is 28:21.
Ver tb: Js 9:17, Js 10:1, Js 11:19, 1Sm 15:34, 2Sm 2:12, 2Sm 21:2, 1Cr 16:39, 1Cr
21:29, 2Cr 1:3, Ne 3:7, Ne 7:25, Jr 28:1
1592 - GIDEÃO, ou Jerubaal, juiz de Israel
1. Referências gerais: Jz 6:11,27,36; 7:5,19,25; 8:13,22,32.
2. Chamado “poderoso guerreiro”
Características
Humildade, Jz 6:15.
Precaução, Jz 6:17.
Espiritualidade, Jz 6:24.
Obediência, Jz 6:27.
Inspiração divina, Jz 6:34.
Comunhão com Deus, Jz 6:36; 7:4,7,9.
Estratégia, Jz 7:16-18.
Tato, Jz 8:1-3.
Lealdade a Deus, Jz 8:22,23.
Enfraquecido pela prosperidade, Jz 8:24-31.
Ver tb: 1Sm 12:11, Hb 11:32
GIOM
1593 - 1. Rio: Gn 2:13.
1594 - 2. Manancial: 1Rs 1:33; 2Rs 18:17; 20:20; 2Cr 32:30; 33:14; Ne 2:14; Is 7:3.
Ver tb: 1Rs 1:45
GIGANTES
1595 - 1. Referências gerais: Gn 6:4; Nm 13:33; Dt 2:11,20; 3:11; Js 17:15; 18:16;
1Sm 17:4; 2Sm 21:16,20.
Ver tb: Gn 14:5, Dt 9:2, 1Cr 11:23, Am 2:9
1596 - 2. Enaquins: Nm 13:28; Dt 1:28; 2:10; 9:2; Js 11:21; 14:15; 15:14.
Ver tb: Nm 13:22, Nm 13:33, Dt 2:21, Js 14:12, Jz 1:20
1597 - 3. Emins: Gn 14:5; Dt 2:11.
V. Golias, 1609.
GILEADE
1598 - 1. Terraa leste do Jordão: Nm 32:1; Jz 10:4; 1Sm 13:7; 2Sm 17:26; 2Rs
10:33; 1Cr 5:9.
Ver tb: Nm 32:29, Nm 32:40, Dt 3:10, Js 17:6, Js 22:9, Jz 10:8, Jz 10:18, Jz 11:5, Jz
12:4, Jz 20:1, 2Sm 24:6, 1Rs 4:13, 1Rs 17:1, Sl 108:8, Jr 22:6, Jr 46:11, Ez 47:18, Os
12:11, Am 1:3, Ob 1:19, Zc 10:10
1599 - 2. Neto de Manassés: Nm 26:29; 27:1.
V. Gileade, 2572.
1600 - GILGAL: Dt 11:30; Js 4:19; 5:9; Jz 3:19; 1Sm 10:8; 2Sm 19:15; 2Rs 4:38; Os
4:15; Am 4:4.
Ver tb: Js 9:6, Js 10:6, Js 10:15, Js 10:43, Js 15:7, 1Sm 7:16, 1Sm 11:14, 1Sm 13:4,
1Sm 13:7, 1Sm 15:12, 2Sm 19:40, 2Rs 2:1, Os 9:15
1601 - GIRGASEUS, nação cananéia: Gn 10:16; Dt 7:1; Js 3:10; 24:11; Ne 9:8.
1602 - GLÓRIA DE DEUS
Êx 24:17
Êx 40:34
1Rs 8:11
Sl 8:1
Sl 19:1
Lc 2:9
At 7:55
2Co 3:18
V. Manifestações especiais, 2549.
Ver tb: Êx 16:7, Êx 16:10, Êx 29:43, Êx 33:18, Êx 33:22, Lv 9:6, Lv 9:23, Nm 14:10,
Nm 14:21, Nm 16:19, Nm 20:6, Dt 5:24, 2Cr 5:14, 2Cr 7:2, Sl 18:12, Sl 24:10, Sl 29:3,
Sl 57:11, Sl 63:2, Sl 72:19, Sl 90:16, Sl 97:6, Sl 102:16, Sl 104:31, Sl 108:5, Sl 113:4,
Sl 138:5, Sl 148:13, Is 6:4, Is 40:5, Is 60:1, Is 63:15, Is 66:18, Ez 1:28, Ez 3:23, Ez 8:4,
Ez 10:4, Ez 10:18, Ez 11:23, Ez 43:2, Hc 2:14, Hc 3:3, Mt 6:13, Rm 1:23, 1Tm 6:16,
Ap 4:3, Ap 15:8, Ap 19:1, Ap 21:11, Ap 21:23
1603 - GLORIAR-SE EM DEUS: Sl 34:2; 44:8; Is 45:25; Jr 9:24; Rm 2:17; 1Co
1:31; 2Co 10:17.
Ver tb: Sl 62:7, Is 41:16, Jr 4:2, Rm 15:17
GLORIFICAR A DEUS
1604 - 1. Um dever
Com louvor
Sl 22:23
Com boas obras
Mt 5:16
Com muito fruto
Jo 15:8
Com unidade espiritual
Rm 15:6
Com inteira consagração
1Co 6:20
2Ts 1:12
V. Louvor a Deus, 1625; Exaltação, 1360; Agradecimento, 1629; Honra, 1715.
Ver tb: Gn 14:20, Êx 15:2, Êx 18:10, Lv 10:3, Dt 32:3, Js 7:19, Js 22:33, Rt 4:14, 1Sm
6:5, 2Sm 18:28, 2Sm 22:47, 1Rs 1:48, 1Rs 5:7, 1Rs 8:15, 1Rs 8:56, 1Rs 10:9, 1Cr
16:24, 1Cr 16:28, 1Cr 16:36, 1Cr 29:20, 2Cr 2:12, 2Cr 6:4, 2Cr 9:8, Ed 7:27, Ne 8:6,
Ne 9:5, Jó 1:21, Jó 36:24, Sl 16:7, Sl 28:6, Sl 29:1, Sl 30:1, Sl 40:16, Sl 41:13, Sl 48:1,
Sl 50:15, Sl 63:4, Sl 66:20, Sl 68:26, Sl 70:4, Sl 72:18, Sl 86:12, Sl 96:2, Sl 96:7, Sl
103:1, Sl 103:20, Sl 105:3, Sl 106:48, Sl 113:1, Sl 119:12, Sl 134:2, Sl 135:19, Sl
145:21, Is 24:15, Is 25:3, Is 26:15, Is 60:6, Is 60:21, Is 61:3, Jr 13:16, Ez 39:13, Dn
2:19, Dn 3:28, Dn 4:34, Dn 4:37, Ml 2:2, Rm 16:27, 1Co 10:31, 2Co 9:13, Ef 1:12, 1Pe
2:12, Ap 14:7
1605 - 2. Exemplos: 1Cr 29:11; Is 6:3; Mt 15:31; At 4:21; Ap 4:11; 7:10; 15:4; 19:1.
V. Sinais especiais de divindade (de Cristo), 1203; Exaltação, 1360; Louvor a Deus,
1626; Agradecimento, 1630.
Ver tb: Js 24:17, 1Sm 25:32, Sl 18:46, Sl 26:12, Sl 34:1, Sl 57:5, Sl 89:52, Sl 99:3, Sl
115:1, Sl 115:18, Sl 145:1, Sl 145:10, Is 42:12, Ez 3:12, Mt 9:8, Mc 2:12, Lc 1:46, Lc
1:68, Lc 2:14, Lc 2:20, Lc 2:28, Lc 5:25, Lc 7:16, Lc 13:13, Lc 17:15, Lc 18:43, Lc
19:38, Lc 23:47, Lc 24:53, At 10:46, At 11:18, At 21:20, Rm 4:20, Rm 11:36, 1Co
15:10, 2Co 1:3, 2Co 8:19, 2Co 11:31, Gl 1:5, Gl 1:24, Ef 1:3, Ef 3:21, Fp 1:11, Fp 4:20,
1Tm 1:17, 1Tm 6:16, 2Tm 4:18, Hb 13:21, Tg 3:9, 1Pe 1:3, 1Pe 5:11, Jd 1:24, Ap 1:6,
Ap 4:9, Ap 5:13, Ap 11:13
1606 - 3. Deus glorificado em Cristo
Jo 13:31
Jo 14:13
Jo 17:4
1Pe 4:11
Ver tb: Is 49:3, Jo 7:18, Jo 11:4, Jo 12:28, Fp 2:11
1607 - GOLÃ, cidade de Basã: Dt 4:43; Js 20:8; 21:27; 1Cr 6:71.
1608 - GÓLGOTA (lugar da Caveira), onde Cristo foi crucificado: Mt 27:33.
V. Sofrimentos de Cristo, 3722.
Ver tb: Gn 24:27, Mc 15:22
1609 - GOLIAS de Gate, gigante morto por Davi: 1Sm 17:4; 2Sm 21:19; 1Cr 20:5.
Ver tb: 1Sm 17:23, 1Sm 21:9
1610 - GORDURA
1. Oferecida em sacrifício: Êx 23:18; 29:13; Lv 1:8; 3:4; 4:8; 7:3; 8:16; 10:15; 17:6;
1Sm 2:16; Is 43:24.
Ver tb: Êx 29:22, Lv 3:10, Lv 3:15, Lv 4:19, Lv 4:26, Lv 4:31, Lv 9:10, Lv 9:20, Lv
16:25, Nm 18:17, 2Cr 7:7, 2Cr 29:35, 2Cr 35:14, Ez 44:7, Ez 44:15
1611 - 2. Proibição de comê-la: Lv 3:17; 7:23.
V. Alimento físico, 195.
1612 - GÓSEN, região do Egito habitada pelos israelitas: Gn 45:10; 46:34; 47:4;
Êx 8:22.
Ver tb: Gn 47:27, Gn 50:8
1613 - GOVERNANTE DO DESTINO: Sl 31:15; Lc 12:5; At 17:26; 27:24.
1614 - GOZÃ, rio da Mesopotâmia: 2Rs 17:6; 18:11; 19:12; 1Cr 5:26.
Ver tb: Is 37:12
GRAÇA
1615 - 1. De Deus
Repartida livremente, Sl 84:11; At 11:23; 13:43.
Dá poder para o serviço, 1Co 3:10; 15:10.
Capacita a viver a vida cristã, 2Co 1:12.
Pode ser tornada inútil, 2Co 6:1; Gl 2:21; Ef 3:7; Hb 2:9; Tg 4:6.
Não é concedida para fins egoístas, 1Pe 4:10.
Prometida aos humildes, 1Pe 5:5.
Ver tb: Êx 33:19, 2Cr 30:9, Ed 9:8, Sl 111:4, Sl 116:5, Sl 145:8, Pv 3:34, Is 30:19, Jr
31:2, Ez 47:1, Ez 47:12, Os 6:3, Jl 2:13, Jl 3:18, Zc 4:12, Zc 12:5, Lc 2:40, Lc 7:42, Jo
1:16, At 4:33, At 14:26, At 15:40, Rm 1:5, Rm 5:21, Rm 12:3, Rm 12:6, Rm 15:15, 1Co
1:3, 2Co 1:2, 2Co 3:5, 2Co 4:15, 2Co 8:1, 2Co 9:8, 2Co 9:14, Gl 1:3, Ef 1:2, Ef 1:6, Ef
6:24, Fp 1:2, Cl 1:2, Cl 1:6, 1Ts 1:1, 2Ts 1:2, 2Ts 1:12, 1Tm 1:2, 2Tm 1:2, Tt 1:4, Fm
1:3, Hb 4:16, Hb 12:15, 1Pe 5:10, 1Pe 5:12, 2Pe 1:2, 2Jo 1:3, Ap 1:4
1616 - 2. De Cristo
Revelada em sua infância
Lc 2:40
Jo 1:17
Manifestada em sua abnegação
2Co 8:9
Suficiente para todas as necessidades humanas
2Co 12:9
Ef 4:7
Outorgada aos pecadores
1Tm 1:12
1Tm 1:13
Fonte de poder
2Tm 2:1
Ap 22:21
V. Amor espiritual, 240, 241, 242, 243, 244, 245, 246.
Ver tb: At 18:28, Rm 16:20, 1Co 1:3, 1Co 16:23, 2Co 13:14, Gl 1:6, Gl 6:18, Ef 1:2, Fp
1:2, Fp 4:23, Cl 1:2, 1Ts 1:1, 1Ts 5:28, 2Ts 1:2, 2Ts 1:12, 2Ts 3:18, 2Tm 1:2, Fm 1:25,
2Jo 1:3
1617 - 3. Meio de salvação
At 15:11
Rm 3:24
Rm 5:15
Rm 11:6
Ef 2:5
Tt 2:11
Tt 3:7
V. Boas obras, 3887; Justificação, 2066; Fé, 1422.
Ver tb: Rm 4:16, Gl 2:16, Ef 2:8, 2Tm 1:9, Hb 13:9
1618 - 4. Suas riquezas
Rm 2:4
Rm 9:23
Ef 1:7
Ef 2:7
Fp 4:19
1Tm 1:14
Tt 3:6
V. Riquezas espirituais, 3149 e 3150.
Ver tb: 1Rs 1:37, Is 55:7, Lc 7:47, Lc 14:22, Lc 15:22, Rm 5:20, Rm 8:32, Rm 10:12,
Ef 3:8, Ef 3:16, 2Ts 2:16, 1Pe 1:3
1619 - 5. Outorga favores imerecidos
Dt 9:5
Dn 9:18
Rm 4:16
Rm 9:16
Tt 3:5
Ver tb: Sl 103:10, Ez 20:44, Ez 36:22, Ez 36:32
1620 - GRAÇA CAPACITADORA
Lc 10:19
Rm 14:4
2Co 3:6
2Co 9:8
Fp 4:13
1Tm 1:12
V. Poder espiritual, 1511.
1621 - GRACEJO, tolo, proibido: Pv 26:19; Ef 5:4.
Ver tb: Pv 10:23
GRANDEZA
1622 - 1. De Deus: Dt 3:24; Sl 77:13; 95:3; 104:1; 135:5; 145:3; Is 12:6; Jr 32:18; Ml
1:11.
V. Poder de Deus, 1516; Reino divino, 3694; Majestade de Deus, 2343.
Ver tb: Dt 5:24, Dt 9:26, Dt 10:17, Dt 11:2, Dt 32:3, 2Sm 7:22, 1Cr 16:25, 1Cr 29:11,
2Cr 2:5, Ne 1:5, Ne 4:14, Ne 8:6, Ne 9:32, Jó 33:12, Jó 36:26, Sl 48:1, Sl 86:10, Sl
96:4, Sl 99:2, Sl 145:6, Sl 147:5, Sl 150:2, Is 40:12, Jr 10:6, Jo 10:29, Jo 14:28, Hb 6:13
1623 - 2. De Cristo
Is 53:12
Is 63:1
Mt 12:6
Lc 11:31
Fp 2:9
Fp 2:10
V. Sinais especiais de divindade (de Cristo), 1201; Reino divino, 3695.
Ver tb: Mq 5:4, Mt 12:41, Lc 1:32, Jo 3:31, Jo 18:6
GRATIDÃO — INGRATIDÃO
1624 - (A) GRATIDÃO a pessoas, exemplos
Rt 2:10
1Sm 14:45
1Sm 15:6
2Sm 9:1
2Sm 10:2
1Rs 2:7
2Rs 4:13
At 28:10
Ver tb: 2Sm 19:33, 2Rs 5:15, 1Cr 19:2, At 3:11, Fp 4:10
1625 - 1. Como mandamento
Com cânticos
Sl 9:11
Com instrumentos musicais
Sl 33:2
Universal
Sl 67:3
Is 42:12
Sempre
Hb 13:15
Quatro razões para o louvor
1Pe 2:9
V. Glorificar a Deus, 1605; Canto, 2681.
Ver tb: Êx 15:11, Dt 8:10, Dt 10:21, Jz 5:2, Jz 5:9, 2Sm 22:4, 2Sm 22:50, 1Cr 16:25,
1Cr 16:28, 1Cr 25:3, 2Cr 20:21, Sl 22:23, Sl 47:6, Sl 50:23, Sl 65:1, Sl 66:8, Sl 68:32,
Sl 69:34, Sl 92:1, Sl 95:1, Sl 96:2, Sl 98:4, Sl 99:3, Sl 100:1, Sl 104:35, Sl 105:45, Sl
106:48, Sl 107:8, Sl 107:15, Sl 107:21, Sl 107:31, Sl 111:1, Sl 113:1, Sl 116:17, Sl
117:1, Sl 134:1, Sl 135:1, Sl 135:21, Sl 138:4, Sl 146:1, Sl 147:1, Sl 147:12, Sl 148:1,
Sl 149:1, Sl 149:6, Sl 150:1, Sl 150:6, Is 12:4, Is 43:21, Jr 20:13, Jr 31:7, Jl 2:26, Rm
15:11, Ef 1:6, Tg 5:13, 1Pe 4:11
1626 - 2. Exemplos (2Cr 5:13)
2Cr 20:22
2Cr 31:2
Sl 35:28
Sl 51:15
Sl 119:164
Is 12:1
Is 61:3
Lc 2:20
Lc 19:37
Lc 24:53
At 2:47
At 16:25
V. Glorificar a Deus, 1605.
Ver tb: Gn 29:35, 1Cr 16:4, 1Cr 16:36, 1Cr 29:13, 2Cr 7:3, 2Cr 20:19, 2Cr 20:26, 2Cr
29:30, 2Cr 30:21, 2Cr 31:8, Ed 3:10, Ne 12:46, Sl 7:17, Sl 9:1, Sl 18:3, Sl 18:49, Sl
21:13, Sl 22:22, Sl 27:6, Sl 28:7, Sl 34:1, Sl 35:18, Sl 40:3, Sl 41:13, Sl 43:4, Sl 44:8, Sl
52:9, Sl 54:6, Sl 56:12, Sl 57:9, Sl 61:8, Sl 63:3, Sl 71:8, Sl 71:14, Sl 78:4, Sl 79:13, Sl
84:4, Sl 86:12, Sl 89:52, Sl 103:1, Sl 104:1, Sl 108:3, Sl 109:30, Sl 115:18, Sl 118:21,
Sl 118:28, Sl 119:7, Sl 124:6, Sl 138:1, Sl 144:9, Sl 145:2, Is 38:19, Is 63:7, Jr 17:14, Jr
33:11, Dn 2:19, Mt 21:9, Mc 11:9, Lc 1:64, Lc 18:43, At 3:8, Rm 15:9
1627 - 3. Nos céus (Sl 148:2)
Lc 2:13
Lc 2:14
Ap 4:8
Ap 5:11
Ap 5:12
Ap 7:11
Ap 7:12
Ap 11:17
Ap 14:3
Ap 19:5
V. Novo homem, 2845.
Ver tb: Sl 119:171, Jr 14:3, Ap 12:12, Ap 15:3, Ap 19:1
1628 - 4. Louvor da natureza: v. 2294.
5. Sem cessar: Sl 35:28; 71:6,14; 104:33; 145:1; Ap 4:8; 5:13.
1629 - 1. Exortações a respeito
Dt 8:10
Sl 100:4
Sl 107:22
Cl 1:12
Cl 2:7
Cl 3:15
1Ts 5:18
Ver tb: Sl 136:26
1630 - 2. Exemplos: Sl 68:19; 119:62; Dn 2:23; Lc 17:16; At 28:15; 1Co 15:57; 2Co
9:15; 1Tm 1:12.
V. Glorificar a Deus, 1605.
Ver tb: Gn 32:10, 2Sm 22:50, 1Cr 16:4, 1Cr 29:13, 2Cr 5:13, Ed 3:11, Sl 9:14, Sl 13:6,
Sl 26:7, Sl 30:12, Sl 63:5, Sl 75:1, Sl 79:13, Sl 106:47, Sl 116:12, Sl 118:28, Sl 122:4,
Is 38:20, Jr 30:19, Dn 6:10, Rm 14:6, 1Co 1:4, 1Co 10:30, 2Co 2:14, Ef 1:16, Fp 1:3, Cl
1:3, 2Ts 1:3, 2Ts 2:13, Fm 1:4
1631 - (D) AÇÃO DE GRAÇAS: 1Cr 16:8; Sl 50:14; 92:1; Ef 5:20; Fp 4:6; Cl 3:17;
1Ts 5:18; 1Tm 4:4.
V. Agradecimento, 1629.
Ver tb: 1Cr 16:34, 1Cr 23:30, 2Cr 31:2, Ne 11:17, Ne 12:24, Ne 12:31, Ne 12:40, Ne
12:46, Sl 7:17, Sl 18:49, Sl 30:4, Sl 35:18, Sl 56:10, Sl 69:30, Sl 74:5, Sl 95:2, Sl 97:12,
Sl 100:4, Sl 105:1, Sl 106:1, Sl 107:1, Sl 118:1, Sl 136:1, Sl 140:13, Sl 147:7, Lc 2:38,
Lc 13:13, Rm 6:17, 1Co 14:16, 2Co 1:11, 2Co 4:15, 2Co 8:16, Ef 5:4, Cl 4:2, 1Ts 1:2,
1Tm 2:1, Hb 2:12, Ap 4:9
1632 - 1. Para com Deus
Dt 32:6
Ne 9:26
Ez 16:17
Ez 16:18
Lc 17:17
Lc 17:18
Rm 1:21
V. Apostasia, 1469; Desvio, 1123; Abandonar a Deus, 1471 e 1472.
Ver tb: Nm 11:6, Nm 11:20, Nm 21:5, Dt 1:27, Dt 28:47, Jz 10:13, 2Rs 13:6, 2Cr 32:25,
Ed 9:14, Pv 17:13, Is 1:2, Jr 2:27, Mc 5:17, Mc 12:7, 2Tm 3:2
1633 - 2. Para com os homens, exemplos
Gn 40:23
Nm 16:13
Jz 8:35
Jz 9:18
1Sm 25:21
2Cr 24:22
Sl 35:12
Ec 9:15
Jr 18:20
Ver tb: Êx 14:12, Êx 17:4, Nm 14:10, Nm 20:5, 1Sm 25:10, 2Sm 10:4, Et 6:3, Sl 38:19,
Sl 109:5, At 7:27, 2Co 12:16
1634 - 3. Mal por bem, devolver
Sl 35:12
Sl 38:20
Sl 109:5
Pv 17:13
Jr 18:20
Jo 10:32
Jo 15:25
Ver tb: 1Sm 25:21, 2Cr 20:11, Sl 7:4, Is 33:1, Mt 14:8
GRAUS DE FRUTIFICAÇÃO
1635 - GRAUS DE FRUTIFICAÇÃO: Dn 4:12; Mt 13:8; Jo 15:2; Tg 3:17; Ap 22:2.
V. Frutificação, 1529.
Ver tb: Sl 80:5, Mt 13:23, Mc 4:20, Lc 8:8
1636 - GREGOS: Jo 12:20; At 14:1; 17:4; 18:4; 19:10; 20:21; 21:28; Rm 1:14;
1Co 1:22.
Ver tb: At 6:1, At 11:20, At 17:12, Gl 2:3
GRILHÕES ou ALGEMAS
1637 - 1. Referências gerais: Jz 16:21; 2Rs 25:7; 2Cr 33:11; Mc 5:4.
Ver tb: 2Cr 36:6, Sl 149:8, Jr 39:7, Jr 52:11, Ez 19:9, Na 3:10
1638 - 2. Pessoas boas presas com grilhões: Jr 40:1; Mt 27:2; Mc 6:17; At 12:6;
16:24; 21:33; 22:25; 28:20.
V. Aprisionamento dos santos, 3705 e 3706.
Ver tb: Jó 36:8, Sl 105:18, Ez 3:25, Dn 3:20, Mc 15:1, Jo 18:12, At 20:23, Fp 1:7, Fp
1:13, Fm 1:9, Hb 10:34, Hb 13:3
1639 - GRINALDAS, ou redes de fieira: Êx 28:14; 1Rs 7:17; 2Cr 4:12.
Ver tb: Js 15:63
1640 - GUARDA: 2Rs 11:7; Ne 4:9; Mt 27:65; 28:11.
Ver tb: Ne 4:22
1641 - GUARNIÇÕES: 1Sm 13:3; 2Sm 8:6; 23:14; 1Cr 18:13.
Ver tb: 1Sm 13:23, 1Sm 14:1, 2Sm 8:14, 1Cr 11:16, 2Cr 17:2, Jr 4:19
GUERRA — PAZ/Guerra
1642 - 1. Referências gerais: Gn 14:2; 2Sm 22:35; Sl 27:3; Ec 3:8; Mt 24:6; Ap 6:4.
Ver tb: Js 11:18, 1Sm 19:8, 2Sm 3:1, 1Rs 14:30, 1Rs 15:6, 1Rs 15:16, 1Rs 15:32, 2Rs
6:8, 1Cr 20:4, 2Cr 6:34, Is 49:7, Jr 41:12, Jr 50:22, Dn 11:11, Jl 3:10, Lc 21:9, Ap 6:8,
Ap 19:19
1643 - 2. Leis judaicas a respeito: Dt 20:2; 23:9; 24:5; Lc 14:31.
Ver tb: Dt 20:12, Dt 20:20, Dt 21:10, Is 22:9
1644 - 3. Uma era de paz, predita
Sl 46:9
Is 2:4
Os 2:18
Mq 4:3
Zc 9:10
Ver tb: Sl 65:7, Is 65:25
1645 - 4. Anunciada como juízo de Deus: Lv 26:25,33; Is 1:20; Jr 5:17; 6:25; 25:9;
Ez 5:17; 6:3; 21:12; 32:11.
V. Contenda, 3944.
Ver tb: Dt 32:25, 2Cr 12:15, 2Cr 15:6, 2Cr 16:9, 2Cr 28:17, Sl 78:62, Is 3:25, Is 7:24, Is
42:25, Is 65:12, Jr 6:4, Jr 9:16, Jr 11:22, Jr 14:12, Jr 15:3, Jr 15:9, Jr 16:4, Jr 19:7, Jr
20:4, Jr 21:7, Jr 24:10, Jr 25:29, Jr 27:8, Jr 29:17, Jr 32:24, Jr 32:36, Jr 34:17, Jr 38:2, Jr
42:16, Jr 46:14, Jr 49:37, Ez 5:2, Ez 5:12, Ez 6:12, Ez 11:8, Ez 12:14, Ez 14:17, Ez
21:9, Ez 24:21, Ez 25:13, Ez 26:6, Ez 28:7, Ez 28:23, Ez 29:8, Ez 30:4, Ez 30:17, Ez
33:2, Ez 33:27, Ez 35:8, Dn 11:33, Os 11:6, Os 13:16, Mq 6:14, Na 2:4, Mt 24:7, Mc
13:8, Lc 21:10, Lc 21:24
1646 - 5. Seus horrores: 2Sm 12:31; 1Cr 20:3; 2Cr 25:12; Sl 79:3; Is 9:5; 13:16; 19:2.
V. Destruição do ímpio, 1121; Terra de Canaã, 3817.
Ver tb: Jz 12:6, Jz 20:48, Jz 21:10, 2Sm 2:16, 2Rs 15:16, Is 21:15, Lm 1:20, Lm 2:21,
Lm 5:11, Ez 26:15, Os 10:14, Os 13:16, Am 1:13, Na 3:10, Zc 14:2
1647 - 6. Seus despojos: Gn 34:28; Êx 12:36; Nm 31:9; Dt 2:35; 13:16; 20:14; Jz 5:30;
1Sm 14:32; 17:53; 2Sm 3:22; 2Rs 7:16; 2Cr 14:13; 15:11; 20:25.
Ver tb: Gn 14:11, Nm 31:32, Nm 31:53, Dt 3:7, Js 8:2, Js 8:27, Js 11:14, Js 22:8, Jz
8:21, Jz 8:26, Jz 14:19, 1Sm 15:19, 1Sm 23:5, 1Sm 27:9, 1Sm 30:16, 1Sm 30:20, 2Sm
8:4, 2Sm 8:7, 2Sm 12:30, 2Sm 23:10, 1Cr 5:21, 1Cr 18:7, 1Cr 20:2, 1Cr 26:27, 2Cr
28:8, Jó 29:17, Sl 68:12, Is 33:4, Jr 49:32, Ez 26:12, Ez 29:19, Ez 38:12, Dn 11:24, Na
2:9, Zc 14:14
1648 - 7. Estratégia na guerra: Js 8:5; Jz 7:16; 20:32.
V. Emboscadas, 1254.
Ver tb: Js 8:15
1649 - 8. Mercenários, soldados alugados: 2Sm 10:6; 1Cr 19:7; 2Cr 16:3; 25:6.
Ver tb: 1Rs 15:20, Is 7:20, Jr 46:21, Ez 16:33, Ez 29:18, Os 8:10, Na 3:16
1650 - 1. A obrigação de manter a paz: Mc 9:50; Rm 12:18; 14:19; Hb 12:14.
V. Contenda, 3945; Amor à paz, 1653; Autocontole, 3778.
Ver tb: Gn 26:31, Sl 120:7, Pv 3:30, Pv 25:8, Jr 29:7, Zc 8:19, Lc 14:32, At 12:20,
1Co 1:10, 1Co 7:15
1651 - 2. Predita pelos profetas: Is 2:4; 9:7; 11:9; 65:25; Os 2:18; Mq 4:4; Zc 9:10.
Ver tb: Lv 26:6, Dt 12:10, Sl 46:9, Sl 72:3, Sl 72:7, Sl 85:10, Sl 128:6, Sl 147:14, Is
11:6, Is 14:3, Is 14:7, Is 32:17, Is 33:20, Is 60:18, Jr 46:27, Jr 50:34, 1Tm 2:2
1652 - 3. Períodos de paz na história de Israel: Js 11:23; 14:15; 21:44; 1Rs 4:24; 5:4;
1Cr 22:9; 2Cr 14:6.
V. Paz, 1075.
Ver tb: Dt 25:19, Js 22:4, Js 23:1, Jz 3:11, Jz 3:29, Jz 5:31, Jz 8:28, 1Sm 7:14, 2Sm 7:1,
2Sm 7:10, 2Sm 10:19, 1Rs 2:33, 1Rs 22:1, 1Rs 22:44, 2Rs 23:29, 1Cr 4:40, 1Cr 19:19,
1Cr 22:18, 1Cr 23:25, 2Cr 14:1, 2Cr 15:15, 2Cr 15:19, 2Cr 17:10, 2Cr 20:30, 2Cr
23:21, Is 39:8, Jr 13:4, Zc 1:11
1653 - 1. Os justos cultivam o espírito da paz: Ec 10:4; Rm 12:18; Tt 1:6; Hb 12:14;
Tg 3:17.
V. Benignidade, 2362.
Ver tb: Gn 13:8, Jz 8:3, Jz 21:13, 2Sm 20:19, Pv 15:18, Pv 16:14, Pv 25:8, Mt 5:24
1654 - 2. Os pacificadores, recomendados: Pv 12:20; Mt 5:9; Rm 14:19.
Ver tb: Pv 29:8
1655 - GUERREIROS: Nm 32:17; Js 4:13; 1Cr 8:40; 12:2,8,21; 2Cr 14:8; 17:18;
25:5; 26:13.
Ver tb: Nm 1:3, Nm 1:20, Nm 1:23, Nm 26:2, Nm 31:3, Dt 3:18, Js 6:9, Js 8:3, Js 10:7,
Jz 18:11, Jz 20:2, Jz 20:15, Jz 20:44, Jz 21:10, 1Sm 31:12, 2Sm 17:10, 2Sm 24:9, 2Rs
24:16, 1Cr 5:18, 1Cr 7:2, 1Cr 7:11, 1Cr 7:40, 1Cr 10:12, 1Cr 12:28, 1Cr 12:35, 1Cr
26:6, 1Cr 26:30, 2Cr 11:1, 2Cr 13:3, 2Cr 17:13, 2Cr 26:11, Ct 3:7, Is 3:2, Jr 49:26, Ez
38:4, At 23:31
1656 - GUISADO: Gn 25:29; 2Rs 4:38.